segunda-feira, 25 de junho de 2018

Origem do Termo


O que significa – Origem do termo.

O credito por cunhar a expressão “serial killer” é comumente atribuído ao então agente especial do Federal Bureau ofInvestigation – FBI – Robert Ressler, um dos membros fundadores da Unidade de Analise do Comportamento também chamada de “Caçadores de mentes” ou “Esquadrão psíquico”. Juntamente com o seu colega John Douglas, Ressler serviu de modelo para o personagem Jack Crawford (agente do FBI) na trilogia Hannibal Lecter criada por Thomas Harris. (Existe também grande semelhança com as historias dos agentes Jason Gideon e David Rossi da serie de TV “Criminal Mindes.”).
Ainda assim antes do termo ganhar força, já existiam assassinos em serie, esses eram classificados apenas como assassinos em massa.
Ressler conta que durante uma conferencia na academia britânica de policia ouviu um colega fazer alusão a “crimes em serie” no sentido mais amplo de eventos criminosos (estupros, incêndios, roubos e assassinatos) De volta a Quântico Ressler passa a usar o termo “serial killer” em suas palestras para descrever o comportamento homicida daqueles que praticavam assassinatos de forma repetitiva.
Ressler virou parte da cultura, contudo, o termo “homicida em serie” já ahvia sido usado pelo menos 12 anos antes de Ressler tê-lo supostamente inventado. De acordo com Jesse Sheidlower, editor da nova versão revisada do Oxford EnglishDictionary, o termo pode ser rastreado ate 1961 quando aparece numa citação do Merriam-Webster’sThird New InternationalDictionary. A citação atribuída ao critico alemão SiegfriedKracauer, diz: {Ele} nega que seja o homicida em serie procurado.
[Mais no livro: Serial Killers – Historias reais, assassinos reais. – Harold Schechter]

Nenhum comentário:

Postar um comentário